A importância de aliar processos criativos na gestão de empreendimentos comerciais

A importância de aliar processos criativos na gestão de empreendimentos comerciais

Por Clarice Mendonça, gerente de Marketing do Grupo Pedra Branca

Assim como outros modelos de negócios precisam se reinventar para acompanhar as tendências de mercado, na gestão de empreendimentos comerciais não é diferente. Essa estratégia permite alcançar melhores resultados para a empresa e também ajuda a atender as novas demandas de consumo.

Empreendimentos comerciais modernos demandam muito mais tecnologia, praticidade e eficiência. Fatores que exigem atualização constante e investimentos na concepção de empreendimentos que reúnem diferentes tipos de investidores e um mix de serviços, impactando socialmente e financeiramente dentro do ambiente onde estão inseridos.

Na Passeio Endereços, a forma que encontramos para inovar foi estruturando os processos e fortalecendo a cultura da empresa. Desde a sua fundação, a empresa se preocupa em planejar e gerenciar os empreendimentos por meio de processos colaborativos. O modelo de gestão pensado foi seguir o que já fazíamos intuitivamente.

Por ter habilidade em mediação e comunicação, o meu perfil profissional se encaixou na cultura da empresa e há mais de uma década tenho me dedicado ao Passeio Pedra Branca, um dos empreendimentos que fazem parte do portfólio da Passeio Endereços.

Devido a minha ampla experiência atuando no departamento de marketing da empresa e também na gestão dos empreendimentos, desenvolvi a capacidade de relacionamento com empreendedores, investidores, lojistas, compradores, poder público e sociedade em geral sempre com o objetivo e a responsabilidade do bom funcionamento e pleno sucesso dos empreendimentos comerciais. 

Acredito que não exista nenhum conhecimento técnico e experiência que supra a riqueza da troca de ideias com as pessoas que estão inseridas nesse contexto. Por esse motivo, criamos o Comitê de Marketing para escutar a opinião dos lojistas e praticar um dos principais valores da Passeio Endereços: a colaboração. 


Foto: Braistorm Lojistas Passeio Pedra Branca e Marketing 2018

Tarefa bastante desafiadora. Afinal, juntar pessoas com pontos de vista diferentes e opiniões divergentes, ao mesmo tempo que torna a troca mais rica, também exige mais trabalho. 

O segredo do sucesso é estar aberto a praticar a escuta ativa para entender as dores e expectativas das pessoas que estão à frente dos negócios e canalizar isso para direcionar as ações para alcançar melhores resultados para todos. Avaliamos que a maneira mais rica seria adotar processos criativos e colaborativos na gestão de empreendimentos comerciais. 

Adotando processos criativos e colaborativos na gestão de empreendimentos comerciais

A partir do princípio da colaboração e troca de ideias, passamos a adotar processos criativos e colaborativos na gestão de empreendimentos comercializados e gerenciados pela Passeio Endereços. 

Esse tipo de iniciativa aprimora muito a tomada de decisão com relação às estratégias de marketing adotadas, mas certamente é mais intenso. Para embasar nossas decisões, além de ouvir os lojistas, estudamos as tendências de mercado em todas as ações propostas. Entendendo as tendências de mercado e consumo, bem como interesses do público e horários com maior fluxo de pessoas, propomos um planejamento de marketing anual, levando em consideração ainda a vocação do empreendimento comercial.


Parte principal do processo criativo estruturado pela empresa consiste na realização de encontros periódicos com lojistas que atuam em diferentes segmentos para que possam contribuir de maneira a privilegiar o coletivo, por meio do debate de problemáticas e pensando em soluções do ponto de vista da inovação e da entrega de valor.

A reunião é feita em duas etapas: Na primeira parte, buscamos identificar a performance das ações promovidas do ponto de vista dos lojistas e público, assim como avaliar pontos positivos e negativos da gestão dos empreendimentos comerciais como um todo.

Na segunda etapa da reunião, com base nos feedbacks coletados, definimos estratégias de marketing para o próximo mês em conjunto. Através desta construção coletiva, conseguimos obter insights valiosos para o time de marketing promover ações e campanhas estratégicas.


O importante é sempre estar aberto a escutar e adaptar as ações para que possamos promover melhorias constantes e obter sucesso nas estratégias de marketing. O projeto Gentilezas Urbanas é um exemplo de ação proposta em um desses processos criativos e colaborativos realizados pelo Comitê de Marketing. 

A ideia surgiu quando iniciou a obra do empreendimento Primavera Office, localizado no Passeio Primavera. Para minimizar os impactos negativos de uma obra, tanto para lojistas como público em geral que frequenta o espaço, planejamos algumas ações pontuais, entre elas intervenção artística para aplicação de arte nos tapumes da obra expostos nos espaços de convivência do Passeio. 


Contratamos um coletivo criativo de artistas para grafitar os tapumes durante o Festival Global de Inovação Social, promovido pelo Impact Hub. Dessa forma, conseguimos transformar o incômodo de uma obra em uma experiência positiva para todos. Hoje, a arte continua exposta nos tapumes, chamando atenção das pessoas que passam e gerando interações com o espaço. 

Esse tipo de iniciativa se tornou viável a partir da adoção de processos criativos e colaborativos na gestão de empreendimentos comerciais. Isso porque, ao praticar a escuta ativa, comecei a ter mais empatia com os lojistas e enxergar a gestão dos empreendimentos de uma nova perspectiva. Sempre busco soluções em conjunto com as pessoas da nossa equipe, pois cada um tem um olhar complementar, como nossos engenheiros, arquitetos e os próprios lojistas. Assim conseguimos resolver suas dores e atender suas expectativas da melhor forma possível.

Processos criativos e colaborativos proporcionam maior engajamento entre as pessoas, um dos maiores desafios na gestão de empreendimentos comerciais. Ninguém faz nada sozinho, acredito muito que o engajamento e colaboração é fundamental para se antecipar às mudanças e implantar diferenciais competitivos.

LinkedIn: Clarice Mendonça, gerente de Marketing do Grupo Pedra Branca

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