Soluções para tornar construções eficientes

Soluções para tornar construções eficientes

Construções eficientes visam a otimização de recursos naturais para redução dos custos com operação e manutenção de um empreendimento, seja comercial ou residencial. Para que a construção seja eficiente, deve aliar tecnologia e sustentabilidade para atender adequadamente ao uso a que se destina. 

Assim como, ser projetada de forma a promover maior comodidade e minimizar o impacto ambiental da construção, a partir da adoção de soluções sustentáveis e implementação de práticas eficientes de gestão.

Empreendimentos imobiliários que tem como diferencial promover maior qualidade de vida aos moradores e visitantes, priorizam uma infraestrutura completa com opções de serviços e lazer acessíveis que tornam o endereço autossuficiente. Além disso, estão instalados em uma localização privilegiada e possuem todos os componentes para facilitar a rotina de quem vive ou trabalha no endereço onde uma construção eficiente está instalada.


Características que tornam as construções eficientes


As construções eficientes localizadas nos endereços gerenciados pela Passeio Endereços, na Grande Florianópolis, contam com captação de água da chuva e reuso, aproveitamento da energia solar para aquecimento de água ou fotovoltaica e utilização de residuários, com separação de recicláveis, orgânicos e rejeito, entre outras soluções incorporadas às construções para torná-las eficientes. 

Confira as principais características dos empreendimentos gerenciados pela Passeio Endereços que tornam as construções eficientes.


Eficiência Energética

Para alcançar eficiência energética em um projeto arquitetônico, é necessário aliar tecnologia e sustentabilidade. Construções eficientes adotam soluções que auxiliam no reaproveitamento de recursos como água e energia de forma parcial ou total. 

É necessário levar em consideração desde a orientação do edifício em relação ao sol, as estratégias de iluminação e ventilação para melhor aproveitamento dos recursos naturais, o layout interno de acordo com o uso da edificação e até os materiais que compõem o isolamento externo, como fachadas e cobertura. 

Construções eficientes também priorizam a geração de energia renovável para promover economia de energia e reduzir impacto do empreendimento. A definição de equipamentos eficientes que serão instalados a fim de otimizar recursos e reduzir custos operacionais é outra preocupação. 


Uso eficiente dos espaços

Iniciativa que possibilita criar espaços totalmente flexíveis e adaptáveis às necessidades daqueles que fazem uso do empreendimento, priorizando ambientes compartilhados para melhor aproveitamento dos espaços e proporcionando maior interação entre as pessoas. 


Fachada ativa

Para estimular a convivência entre as pessoas, o Passeio Pedra Branca   a primeira rua compartilhada do país gerenciada pela Passeio Endereços e referência de construção eficiente — dispõe de qualificado mobiliário urbano, incluindo bancos e mesas coletivas, e largas calçadas, sem meio-fio e no mesmo nível da via para incentivar a mobilidade ativa e priorizar os pedestres. 

Ao priorizar a eficiência, a sustentabilidade e, principalmente, o pedestre – oferecendo a ele espaços públicos atraentes e seguros –, as construções eficientes integram ainda paisagismo ecológico com plantas nativas, implantação de tubulações e cabeamento subterrâneo, aplicação de cerâmica nas fachadas e janelas panorâmicas nas salas. Dessa forma, torna-se possível garantir a preservação ambiental e a sustentabilidade do empreendimento. 

Conheça as opções de locação da Passeio Endereços