Importância do projeto arquitetônico em edifícios corporativos

Importância do projeto arquitetônico em edifícios corporativos

Dedicar a devida importância ao projeto arquitetônico em edifícios corporativos é fundamental para criar espaços funcionais e ao mesmo tempo aconchegantes, tornando atrativo às pessoas. Projetar uma arquitetura inovadora requer criatividade para adotar soluções que ajudam na resolução de problemas comuns em centros urbanos. 

Por esse motivo, o projeto arquitetônico em edifícios corporativos deve possuir características que estimulem a produtividade e, sobretudo, o conforto e comodidade. Assim, a arquitetura corporativa deve buscar criar espaços dinâmicos que contemplem um bom projeto luminotécnico, divisórias eficientes, boa acessibilidade e áreas verdes integradas aos espaços de convívio.

Características de projetos arquitetônicos criativos e inovadores em edifícios corporativos


Eficiência energética

A iluminação é um item de extrema importância em um projeto arquitetônico de edifícios corporativos, visto que a energia representa um dos principais custos para as empresas. Uma estrutura aberta que promove a incidência de luz natural e valoriza áreas verdes para manter a temperatura ambiente agradável e economizar energia é uma das alternativas adotadas em projetos arquitetônicos criativos e inovadores em edifícios corporativos.  

Para garantir a eficiência energética e a sustentabilidade do projeto, é importante optar por lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou por LEDs, que consomem menos energia, duram mais e emitem menos calor, entre outras boas práticas para promover uma gestão eficiente em empreendimentos comerciais


Espaços colaborativos

Espaços colaborativos têm se tornado uma tendência em projetos arquitetônicos em edifícios corporativos. Isso porque, empreendimentos que contam com espaços físicos criativos, inovadores e humanizados estimulam a colaboração e a troca de experiências entre os profissionais. Dessa forma, contribuem para aumentar a produtividade, os resultados e também ampliar a satisfação dos frequentadores.


Ambientes compartilhados

A aposta em espaços mais abertos e flexíveis é outra forte tendência adotada em empreendimentos comerciais que já é realidade no Brasil e no mundo. Ambientes corporativos colaborativos e disruptivos proporcionam bem-estar e interação entre os funcionários, estimulando a vida em comunidade ao dispor de  opções de serviços e lazer nas proximidades de onde o empreendimento está instalado. 


Espaços públicos vibrantes

Bairros autossuficientes em que o morador e frequentador tem acesso a opções de lazer, trabalho e serviços a poucos passos de casa, sem a necessidade do uso de carro ou transporte público costumam possuir espaços públicos vibrantes. 

Assim, investem em uma infraestrutura que prioriza pedestres e ciclistas, incentivando a mobilidade ativa com calçadas largas, ciclovias e praças arborizadas. Iniciativa que contribui para reduzir deslocamentos dos moradores, minimizando o trânsito de veículos. 

A Passeio Endereços, empresa especializada na ativação e gestão de empreendimentos imobiliários comerciais, vem adotando novos modelos de construção e de design para atender às novas tendências em projetos arquitetônicos de edifícios corporativos. 

Um exemplo de edifício corporativo que adota arquitetura inovadora é o Primavera Office. Empreendimento projetado com um conceito diferenciado dos centros comerciais tradicionais, pois integra opções de gastronomia, lojas, serviços, cultura, lazer, escritórios de empresas e entidades ligadas ao setor de tecnologia em um mesmo endereço.

O moderno edifício corporativo está localizado no Passeio Primavera — centro comercial na rota da inovação em Florianópolis. O endereço reúne todas as facilidades que empresários, profissionais e colaboradores precisam em sua rotina de trabalho. O prédio comercial de seis andares abriga salas com módulos de 300 a 1200 metros quadrados, áreas comuns e estacionamento. O projeto, desenvolvido com conceito inovador que alia tecnologia e sustentabilidade, contará também com bicicletário, vestiário e estacionamento com vagas prioritárias para carros elétricos, incluindo pontos de carregamento. 

A estrutura do empreendimento inclui ainda uma nova área de convivência externa com praça e novos espaços com serviços diversos. Além de ático com sunset bar e restaurante e lojas no térreo com pé-direito duplo que vão se somar à estrutura comercial já existente no Passeio Primavera.

Traga sua empresa para o endereço mais criativo do Brasil.