Escritório compartilhado é tendência pós-pandemia

Escritório compartilhado é tendência pós-pandemia

Com a retomada do trabalho presencial, o modelo híbrido — formato que combina trabalho remoto com presencial no ambiente do escritório — é a aposta para conciliar o home office com o retorno aos escritórios de maneira gradativa e seguindo todas as orientações de segurança sanitária exigidas. 

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria KPMG, 33,8% das empresas preveem voltar ao trabalho presencial nos escritórios apenas em 2022, enquanto 66,2% já voltaram dentro do modelo híbrido ou esperam que isso ocorra ainda este ano. 

Diante deste cenário, os escritórios compartilhados são vistos como solução para ajudar as empresas a se adaptarem em meio à pandemia pela flexibilidade em atender qualquer ajuste, aumentando ou reduzindo seus espaços conforme necessidade. 

Uma pesquisa do Gartner identificou uma nova tendência para reformulação dos escritórios na volta às atividades regulares após a pandemia. 

A consultoria entrevistou 127 líderes financeiros e imobiliários corporativos, em fevereiro de 2021 e identificou que, aproximadamente, 60% desses líderes estão planejando que pelo menos um quarto dos funcionários ocupem assentos em escritórios compartilhados.

O relatório da International Workplace Group (IWG), revelou que, durante a pandemia, aumentou a procura por coworkings e escritórios compartilhados, e o que se espera é que com o modelo híbrido, a tendência é que esse número cresça pelo menos 40% em 2021. 

Benefícios de investir em escritórios compartilhados para sediar a sua empresa 

Escritórios compartilhados se destacam por ser um espaço de trabalho flexível com toda a infraestrutura de um escritório tradicional. Os escritórios compartilhados apresentam uma série de vantagens, fazendo com que muitas empresas abandonem o modelo de escritório tradicional e invistam em escritórios compartilhados como sede da organização. 

Listamos os benefícios de investir em escritórios compartilhados para sediar a sua empresa. Confira!

Otimização dos espaços

Escritórios que atendem o modelo híbrido promovem a otimização do uso do espaço, além de proporcionar espaços mais abertos e amplos. Além disso, os espaços devem ser aproveitados de maneira adequada e promovendo adaptação quanto às necessidades da empresa.

Retomada vida ativa das cidades

Outro ponto positivo desta tendência, é que a volta ao escritório significa também a volta à vida ativa ao entorno de espaços corporativos. Nesse sentido, é cada vez mais exigido que o escritório se torne extensão da residência, encurtando o tempo de deslocamento, valorizando maior convivência e bem-estar e incentivando a interação.

Fortalecimento cultura corporativa criativa e inovadora

Instalar sua empresa em escritórios compartilhados propicia o compartilhamento de experiências, a colaboração e o networking entre profissionais de outras empresas alocadas no mesmo endereço, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura corporativa criativa e inovadora. 

Infraestrutura completa

Além de estações de trabalho amplas e arejadas que respeitam o distanciamento social, para receber os funcionários de um jeito seguro, prático e confortável, escritórios compartilhados contam ainda com infraestrutura completa com espaços de convivência ao ar livre e uma infraestrutura completa que fornece comodidade na rotina dos funcionários. Instalar sua empresa em um endereço comercial inovador possibilita ainda opções de serviços e lazer acessíveis. 

Se interessou por esse formato de escritório? Conheça os empreendimentos comerciais da Passeio Endereço para instalar sua empresa.